Como Tudo Começou
A comunidade Betânia nasceu na década de 40, com cinco famílias de norte-americanos, em reuniões semanais nas quais estudavam a Bíblia e oravam pela obra missionária. Ali, na casa de um jovem comerciante da cidade de Minneápolis, chamado Theodore A. Hegre, Deus foi abrindo seus olhos para o mundo não-evangelizado.
Começaram a fazer todo o possível para cooperar, mas perceberam que a maior parte do dinheiro era gasta apenas no sustento das famílias. Então, sob a orientação de Deus, venderam suas casas, reuniram os recursos e compraram uma sede, onde todos foram morar e trabalhar. As famílias tinham tudo em comum e ninguém recebia salário, para que o máximo de dinheiro ficasse realmente à disposição do Senhor.
T.Hegre, indicado como líder do grupo, preparou-se e foi consagrado ao ministério. Eram 16 o número de pessoas que formavam a equipe.
Enquanto buscavam a direção de Deus, veio o grande desafio: recrutar e treinar 100 pessoas, enviá-las a terras estrangeiras, e sustentá-las como missionárias do Senhor. Reconheceram que era um projeto humanamente impossível de ser realizado, mas sabiam que era orientação de Deus. Assim, passaram a viver em função do cumprimento desse desafio.
Com o passar dos anos, foi aberto o Centro de Treinamento Missionário Betânia, e criada uma indústria para o sustento da escola. A partir de então começaram a enviar missionários em cooperação com outras missões, e instalou-se uma gráfica e editora.
A Missão Evangélica Betânia (MEB) chegou no Brasil em 1963 e foi a primeira iniciativa ministerial dos fundadores fora da América do Norte. Hoje, a Missão Evangélica Betânia está presente em várias partes do nosso país e também fora dele, atuando por meio da literatura, de treinamento e de missões transculturais.
O Seminário e Instituto Bíblico Betânia (SEMIB), na cidade de Altônia, PR, e a Editora Betânia foram os primeiros trabalhos da MEB no Brasil.
Além do SEMIB, a Missão Evangélica Betânia tem escolas bíblicas em Petrolina, PE (o SEB), e em Curitiba, PR (o SEMIBC). Esse ministério com escolas já atravessou fronteiras, e hoje a MEB está presente também no Paraguai, com o CEMB, localizado na cidade de Luke, e em funcionamento desde 1986.
A primeira publicação da Editora Betânia foi a revista Mensagem da Cruzque, desde 1965, circula no mundo de fala portuguesa, edificando a vida de milhares de pessoas. Possuidora de uma profunda convicção ministerial, a EBpublica e distribui literatura com a finalidade de equipar os cristãos para evangelizar e edificar vidas. A Editora conta ainda com uma gráfica que presta serviços a outras editoras e a clientes em geral, e com duas livrarias, uma em Curitiba, PR, e outra no Rio de Janeiro, RJ.
Para viabilizar ações em terras estrangeiras, em 1994 a MEB criou a Junta de Missões Betânia (JUMIB),órgão interdenominacional de apoio e assistência a missionários transculturais. Outro abençoado ministério da MEB no Brasil é o BETAMAR, localizado na cidade de São Francisco do Sul, SC, que se dedica a ajudar líderes cristãos a recuperarem a força e o vigor perdidos na, muitas vezes, árdua e desgastante caminhada ministerial. Cada um desses ministérios tem o firme propósito de fazer com que, a cada dia mais, o reino de Deus se estabeleça aqui na terra.